Há alguns anos, a dependência química foi diagnosticada como uma doença e não apenas não um “desvio de caráter”, como era conhecida posteriormente. Entretanto, com esse conhecimento, é possível que em alguns momentos, sejam esquecidos que um dependente químico também pode sofrer de outras doenças psicológicas. Inclusive, é bem frequente que alguns dependentes químicos sofram de depressão, por exemplo.
Nesse exemplo, é possível que o paciente tenha desenvolvido a depressão antes de entrar no mundo das drogas ou ter se tornado depressivo graças às drogas. Nos dois casos, é necessário que a depressão seja tratada, porque, se não for, ela pode acarretar em recaídas futuras. E é aí que entra o papel de um profissional psiquiatra.
Quando um dependente químico é internado em uma clínica para drogados, ele passa por uma avaliação inicial com a equipe de profissionais do local, que precisa contar com psicólogos, terapeutas, enfermeiros e também psiquiatras. Nesse momento, será identificado se o paciente sofre de outas doenças físicas ou psicológicas, além da dependência química. Se essas outras doenças forem identificadas, elas serão tratadas junto com a dependência química.
Por essa razão, é fundamental que haja a presença de um psiquiatra em uma clínica para drogados já que, como dito anteriormente, é obrigatório tratar as supostas doenças psicológicas junto com o vício em drogas, para que, dessa forma, o tratamento de reabilitação seja eficaz, com um risco menor de recaídas no futuro.
Os psiquiatras irão atender os pacientes e diagnosticar corretamente qual os problemas sofridos pelos mesmos. Medicamentos para essas doenças serão administrados, auxiliando a recuperação do vício em drogas de maneira eficaz e menos agressiva.
É importante destacas que uma doença como a depressão pode levar o paciente a usar drogas novamente e, por essa razão, é tão importante que elas sejam tratadas por psiquiatras experientes.
A CT Litoral Sul é uma comunidade terapêutica, que possui ideais e filosofias voltados para uma reabilitação de dependentes químicos e também de alcóolatras. Contamos com uma equipe de profissionais experientes e especializados, que possuem alta capacitação para tratar os pacientes e recuperá-los da melhor maneira possível.
Também possuímos uma estrutura excelente, com espaços ótimos para recreação e momentos de lazer, que também são importantes para o tratamento de drogados.
Entre já em contato com a gente e saiba mais informações sobre os nossos tratamentos!
Prezamos sua privacidade. Fale diretamente com nosso expert. Não perca esta chance! Estamos a uma mensagem de distância
Quero iniciar meu tratamentoComo escolher o melhor centro de recuperação para drogados?
Conheça o serviço de recuperação de drogados na Comunidade Terapêutica Litoral Sul
Existe recuperação de drogados?