O programa ou técnica dos “12 passos” é um método de terapia criado nos Estados Unidos, no ano de 1935, inicialmente para tratar o vício em álcool. Esse programa se transformou na ideia central dos grupos de mútua ajuda, como os Alcóolicos Anônimos. Após algum tempo, essa técnica também passou a ser utilizada também nos Narcótico Anônimos, com a mesma precisão e eficácia apresentada no outro grupo.
Atualmente, a técnica dos 12 passos ainda é muito utilizada nos grupos de mútua ajuda e também em clínicas para drogados, onde os pacientes primeiro conhecem o programa e depois aderem aos seus ideais, fazendo com que a terapia e o período para reabilitação não sejam tão pesados e agressivos e diminuindo, gradativamente, a possibilidade de recaídas.
1º passo: Admitimos que somos impotentes perante o álcool e outras drogas – e que perdemos o domínio sobre nossas vidas.
2º passo: Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
3º passo: Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos.
4º passo: Fizemos um inventário moral de mim mesmo e estou disposto a mudar a minha maneira de pensar com relação ao meu passado, ao meu presente, ao meu futuro, enfim á minha vida num todo.
5º passo: Admitimos perante a Deus, perante a nós mesmos e perante a outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6º passo: Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter e de personalidade.
7º passo: Humildemente rogamos a Ele (nosso Deus) que nos livrasse de nossas imperfeições.
8º passo: Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados através de nosso entendimento.
9º passo: Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, somente não a faço quando percebo que essa reparação pode ser prejudicial a mim mesmo ou a outra pessoa.
10º passo: Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º passo: Procuramos, através da meditação e da oração, melhorar o meu contato consciente com Deus da forma que fui concebido, rogando o conhecimento de sua vontade com relação a mim e forças para realizar tais vontades.
12º passo: Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Prezamos sua privacidade. Fale diretamente com nosso expert. Não perca esta chance! Estamos a uma mensagem de distância
Quero iniciar meu tratamentoComo escolher o melhor centro de recuperação para drogados?
Conheça o serviço de recuperação de drogados na Comunidade Terapêutica Litoral Sul
Existe recuperação de drogados?