A internação involuntária para dependentes químicos é um assunto muito polemico. Alguns estudiosos e defensores dos direitos humanos julgam a internação involuntária para dependentes químicos como uma violação ao direito de liberdade. Outros já tantos especialistas defendem essa ideia, pois as drogas e o alcoolismo tira a liberdade de um indivíduo de escolher o que é certo ou errado.
A dependência química é uma doença crônica, classificada como transtorno mental e que retira a identidade dos pacientes. A Comunidade Terapêutica Litoral Sul defende a opção por internação involuntária para dependentes químicos a fim de ajudar o paciente a reconstruir sua identidade e retomar o convívio social e familiar.
A internação involuntária se dá quando a família acredita que o dependente não tem mais controle sobre sua própria vida e pode colocar ele mesmo, ou terceiros, em risco eminente. Com essa decisão, parentes de até 4º grau, responsáveis legais e cônjuges precisam apresentar laudo médico às autoridades responsáveis como advogados e juízes do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) para que a internação involuntária para dependentes químicos seja realizada.
É um processo burocrático para, exatamente, evitar que essa internação involuntária para dependentes químicos seja exagerada e incluída como cárcere privado.
Diretores de comunidades terapêuticas voltadas para esse fim, por exemplo, são obrigados a relatarem a ANVISA, no prazo de 05 dias após a entrada do paciente, todos os procedimentos da internação involuntária para dependentes químicos e os medicamentos ministrados. Assim como todo o tratamento precisa ser relatado periodicamente. A CT Litoral Sul trabalha conforme as leis e está liberada para realizar a internação para dependentes químicos.
A comunidade terapêutica Litoral Sul está sediada na cidade de Itariri, litoral sul de São Paulo e tem como pilares de funcionamento a espiritualidade, o trabalho e disciplina. Foi criada com o foco específico de demonstrar ao dependente químico de álcool e drogas que há a possibilidade de ter uma qualidade de vida plena sem o uso de tais substâncias.
A CT Litoral Sul estima um tempo de 06 meses para a conclusão da internação involuntária para dependentes químicos e alcoólatras, além de mais um mês de pós-internação. A estrutura da CT Litoral Sul conta com ampla área verde para caminhadas, quartos com ar condicionado, refeitório com televisão, sala de reuniões, quadra poliesportiva com iluminação noturna, piscina, lago de pesca, salas de atendimento médico e enfermaria. Uma das missões da CT Litoral Sul é atuar na prevenção contra o uso abusivo de tais substâncias (álcool e drogas) da maneira mais ampla possível. A conscientização familiar também está na lista de missões da comunidade.
Ajude quem precisa de uma internação involuntária para dependentes químicos. Entre em contato conosco pelos telefones (13) 9.9607-7874 / (13) 9.8860-2270 / (15) 7834-5110 ou pelo chat online e saiba mais sobre esse procedimento.
Prezamos sua privacidade. Fale diretamente com nosso expert. Não perca esta chance! Estamos a uma mensagem de distância
Quero iniciar meu tratamentoComo escolher o melhor centro de recuperação para drogados?
Conheça o serviço de recuperação de drogados na Comunidade Terapêutica Litoral Sul
Existe recuperação de drogados?