A dependência química é considerada uma doença e classificada como transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde. Todo o consumo de substâncias psicoativas afeta os neurônios do indivíduo e pode até causar comorbidades (doenças associadas) como a depressão, transtorno alimentar, bipolaridade e muitas outras. Por isso, em algumas ocasiões é importante a internação psiquiátrica involuntária.
Todas as formas de internação em uma comunidade terapêutica estão descritas na Lei 10.2016/01, entre elas a internação psiquiátrica involuntária. Esse tipo de internação se dá quando o indivíduo já não consegue responder por seus atos e o consumo da droga afetou seu convívio social e familiar. Parentes de até 4º grau, responsáveis legais e cônjuges estão autorizados a pedir a interdição do dependente perante o Ministério Público.
A internação psiquiátrica involuntária na Comunidade Terapêutica Litoral Sul inclui atividades terapêuticas, reuniões de sentimento, partilhas em grupo, terapia racional emotiva, vídeo terapia, atendimento psicológico e a reinserção social do dependente químico. O quadro de funcionários conta com terapeutas, médicos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas.
A metodologia da CT Litoral Sul durante a internação psiquiátrica involuntária utiliza programa dos 12 passos do N.A. (Narcóticos Anônimos) e A.A. (Alcoólicos Anônimos), os 12 princípios do Amor Exigente, sessões de espiritualidade e psicoterapias individuais e em grupo. O complemento do tratamento inclui Médico Psiquiatra, Enfermagem 24 horas, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educação Física, Nutricionista, atividades complementares de laborterapia e oficinas terapêuticas. O período de internação psiquiátrica involuntária é previsto para 06 meses, tendo um período de 01 mês pós-internação, com visitas periódicas ao Centro Terapêutico.
Uma das missões da Comunidade Terapêutica Litoral Sul é oferecer aos dependentes de substâncias químicas e dependentes do álcool uma oportunidade para encontrar-se na vida, descobrir sua identidade e recuperar-se como seres humanos. Mantemos um trabalho de internação psiquiátrica involuntária voltado a reintegrar ao convívio social sadio, indivíduos que tiveram sua estrutura de vida desorganizada (família, trabalho, estudos, amigos, etc.), em função dos prejuízos acarretados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas.
A Comunidade Terapêutica Litoral Sul funciona todos os dias e atende pelos números (13) 9.9607-7874 / 9.8860-2270 / (15) 7834-5110 ou pelo chat online. Se você conhece alguém que precisa de ajuda e requer internação psiquiátrica involuntária, fale conosco, podemos ajuda-lo.
Prezamos sua privacidade. Fale diretamente com nosso expert. Não perca esta chance! Estamos a uma mensagem de distância
Quero iniciar meu tratamentoComo escolher o melhor centro de recuperação para drogados?
Conheça o serviço de recuperação de drogados na Comunidade Terapêutica Litoral Sul
Existe recuperação de drogados?