A reabilitação de drogados é um processo através do qual diversos tratamentos e programas são aplicados, com o objetivo de ajudar o dependente químico a se recuperar do vício em entorpecentes.
Ao colocar em prática os tratamentos e demais procedimentos, é preciso levar em consideração a necessidade de um apoio em conjunto. Além de profissionais especializados, a família precisa saber da importância dela durante todo o período em que o paciente estiver em uma comunidade terapêutica, e posterior a isso. O local também faz toda a diferença. É imprescindível um ambiente tranquilo e harmonioso, que ofereça segurança e não transmita ao dependente a ideia de um hospital.
Mas, sem dúvida, nada pode ser mais importante para a reabilitação de drogados do que a colaboração do próprio paciente. Ele precisa ter em mente que foi acometido pelo vício em entorpecentes e necessita de tratamento para desintoxicação, reabilitação e reinserção na sociedade.
A desintoxicação é somente uma etapa do tratamento de recuperação, conseguir reabilitar uma pessoa que teve contato com drogas é um processo que vai bem mais além. É simples, mas isso não quer dizer que seja fácil. Paciência, prudência e compreensão em relação à dependência química ser uma doença, são pontos cruciais para auxiliar o indivíduo.
Psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e terapeutas são fundamentais para a reabilitação de drogados. Esses profissionais são as pessoas mais bem preparadas para cuidar e orientar os dependentes químicos durante todo o processo. Eles ajudarão o paciente a, passo a passo, entender a dependência e conseguir restabelecer a vida que levava antes do vício.
A família precisa enxergar a dependência química como uma doença e ter preparo, principalmente emocional, para conseguir auxiliar o parente enquanto ele estiver enfrentando essa fase complicada. E é para também ajudar as famílias que as comunidades terapêuticas foram criadas. Nelas, ocorrem encontros com os familiares que estão mais presentes nas vidas dos dependentes, para todos juntos serem capazes de darem o apoio necessário.
O programa 12 passos é um dos mais aplicados por comunidades terapêuticas onde se tratam dependentes químicos. Através dele os pacientes podem conversar entre eles, com os profissionais e compartilhar seus medos, desafios e aspirações para um futuro sem as drogas. Terapias utilizando vídeos para os pacientes terem noção dos malefícios dos entorpecentes. A laborterapia e trabalhos manuais também são aplicados para eles se manterem ocupados e não entrarem em crise de abstinência.
Todo o tratamento da reabilitação de drogados deve ser aplicado visando as individualidades dos dependentes químicos. Os procedimentos efetuados podem até ser os mesmos, mas trabalhados diferentemente com cada paciente. A doença, os sentimentos e pensamentos dos indivíduos, a família e a sociedade precisam de abordagens individuais.
Um ambiente tranquilo, aconchegante e que ofereça todas as condições para uma boa recuperação são particularidades essenciais para uma clínica de reabilitação de drogados. É importante uma estrutura bem preparada. Um jardim arborizado e área de lazer, além de academia e local para prática de atividades físicas contam muito para considerar o espaço ideal para a estadia dos pacientes.
A Comunidade Terapêutica Litoral Sul conta com todos os requisitos necessários para atender pessoas que precisam passar por todo um processo de reabilitação. Excelente estrutura, ambiente preparado, profissionais capacitados e humanos ajudarão a oferecer aos pacientes o melhor tratamento, independente do tempo que eles precisarão ficar na clínica.
Prezamos sua privacidade. Fale diretamente com nosso expert. Não perca esta chance! Estamos a uma mensagem de distância
Quero iniciar meu tratamentoComo escolher o melhor centro de recuperação para drogados?
Conheça o serviço de recuperação de drogados na Comunidade Terapêutica Litoral Sul
Existe recuperação de drogados?