WhatsApp
Telefone MapaComo Chegar Menu

Comunidade Terapêutica Litoral Sul

"Se você quiser continuar usando o problema é seu, se você quiser parar de usar o problema é nosso"

QUEM SOMOS

A Comunidade Terapêutica Litoral Sul, situada no litoral Sul de São Paulo (Cidade de Itariri), fazendo divisa com a Cidade de Peruíbe é uma instituição criada com o foco específico de demonstrar ao dependente químico de álcool e drogas que há a possibilidade de ter uma QUALIDADE DE VIDA PLENA sem o uso de tais substâncias.

O tratamento na Comunidade Terapêutica Litoral Sul visa a recuperação do dependente químico, através de terapias, sem a utilização de medicamento psicotrópico (somente utiliza-se medicamentos em casos que, nosso médico assim ache necessário), nunca para conter o dependente que não queira o tratamento.

Mantemos um trabalho voltado a reintegrar ao convívio social sadio, indivíduos que tiveram sua estrutura de vida desorganizada (família, trabalho, estudos, amigos, etc.), em função dos prejuízos acarretados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas.

Visamos promover no indivíduo força e vontade de viver, sem a utilização de nenhum tipo de drogas ou álcool. Fazer com que, ao sair, o mesmo tenha em suas mãos, meios de viver na sobriedade, sabendo dizer "NÃO!", a tudo que lhe é inconveniente e prejudicial, à sua integridade física, emocional, espiritual, mental e social.

Desenvolver uma autoestima forte e elevada, pois, mostramos através de ações objetivas, seu valor na sociedade, sua importância familiar, etc. e trabalhamos a aceitação de suas limitações.

Mostramos ao Dependente Químico que:

"ELE PODE SER FELIZ!" sem o uso de subterfúgios. Existem muitos métodos de tratamento, mas, nenhum funciona sem o desejo pessoal do indivíduo, em querer parar de usar drogas (lícitas ou ilícitas).

Aplicamos no tratamento, a ideologia dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.) - os Doze Passos - e também a ideologia do Amor Exigente - os Doze Princípios -, ou seja, são passados ensinamentos que visam uma profunda mudança de vida. Esses métodos são utilizados no mundo inteiro com muito sucesso em indivíduos que realmente querem recuperar-se.

Temos um TRIPÉ que nos alicerça e repassamos o mesmo aos nossos residentes: ESPIRITUALIDADE, TRABALHO e DISCIPLINA. Unindo estes três princípios o indivíduo torna-se íntegro e assim menos vulnerável aos acontecimentos exteriores.

NOSSAS MISSÕES

A missão da Comunidade Terapêutica Litoral Sul é:

Missão 1
Oferecer aos dependentes de substâncias químicas e dependentes do álcool uma oportunidade para encontrar-se na vida, descobrir sua identidade e recuperar-se como seres humanos, como cidadãos.
Missão 2
Conscientizar as famílias dos dependentes químicos e do álcool com relação ao problema e ajudá-los a encontrar uma vida de qualidade;.
Missão 3
Atuar na prevenção contra o uso abusivo de tais substâncias (álcool e drogas) da maneira mais ampla possível, pois o uso abusivo de substâncias não é um fato isolado, mas interligado ao consumismo, prevenir é resgatar valores perdidos pela sociedade e dar menos ênfase ao “ter”.
Missão 4
Além da missão, também há o compromisso da Comunidade Terapêutica Litoral Sul em proporcionar todas as condições para que o dependente químico se recupere física, mental, emocional, social e espiritualmente, passe a ter uma conduta de qualidade, paz e harmonia, através de um processo terapêutico de valorização da vida.